terça-feira, 31 de janeiro de 2017

DOENÇAS REUMÁTICAS AUTO-IMUNES E A INFECÇÃO PELO HTLV - PARTE IV


                                                                  PARTE IV

On-line version ISSN 1809-4570-Rev. Bras. Reumatol. vol.46 no.5 São Paulo Sept./Oct. 2006-http://dx.doi.org/10.1590/S0482-50042006000500006 

Doenças Reumáticas Auto-Imunes em Indivíduos Infectados pelo HTLV-1

Mônica Martinelli Nunes de CarvalhoI; Albino E. NovaesII; Edgar Marcelino de CarvalhoIII; Maria Ilma AraújoIV

IEspecialista em Reumatologia, Mestre em Imunologia e Professora da UFBA
IIChefe do Serviço de Reumatologia do HUPES da UFBA
IIIProfessor Livre Docente da UFBA, Chefe do Serviço de Imunologia do HUPES
IVProfessora Adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Pesquisadora do Serviço de Imunologia do HUPES da UFBA

 
 
 

MANIFESTAÇÕES REUMÁTICAS NA INFECÇÃO PELO HTLV-1
3-SÍNDROME DE SJÖGREN
A síndrome de Sjögren (SS) primária é definida como distúrbio auto-imune sistêmico, que se manifesta principalmente por xerostomia (boca seca) e xeroftalmia (ceratoconjuntivite seca) devido à infiltração linfocitária das glândulas salivares e lacrimais(34, 35).
Vernant et al(36) foram os primeiros a propor uma associação entre HTLV-1 e SS. O referido autor tomou como base o fato de que pacientes infectados pelo HTLV-1 associado à mielopatia/paraparesia espástica tropical (MAH/PET), comumente desenvolviam sintomas semelhantes aos que ocorrem na SS. Eguchi et al(37) e Terada et al(38), posteriormente, reportaram alta soroprevalência de HTLV-1 entre pacientes com SS em área endêmica para HTLV-1 (a razão de chances de infecção pelo HTLV-1 ajustada pela idade entre pacientes com SS doadores de sangue foi 3:1).

Os níveis de imunoglobulinas e de auto-anticorpos estão elevados na SS primária. Em 75% dos casos, encontra-se um FR positivo. Anticorpos antinucleares (ANA) também estão presentes na maioria dos pacientes, assim como os auto-anticorpos nucleares anti-Ro (SS-A) e anti-La (SS-B). Os auto-anticorpos antiducto salivar também podem ser demonstrados, principalmente, na SS secundária(35). A despeito da presença de auto-anticorpos, tem sido aventado que a patogênese da SS se relaciona principalmente constituído por células T/auxiliadoras. Nakamura et al(39) recentemente observaram uma maior densidade de infiltração de células mononucleares em glândulas salivares de pacientes com SS associado à infecção pelo HTLV-1, quando comparado com aqueles não-infectados, porém, o volume de saliva e freqüência de anticorpos antinucleares, anti-SSA e anti-SSB não foram diferentes nos dois grupos estudados.
Contato: Carlos Soares 51 999.76.2483 - Email: htlv.pet.rs@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário