segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

PROTEÇÃO GESTACIONAL-PARTE 1

2º Congresso Brasileiro de Proteção Gestacional


10/12/2012
Nos dias 06 e 07/12, participei do 2º Congresso Brasileiro de Proteção Gestacional, promovido pelo Instituto Vital Brazil.
Foi um evento ímpar no que se refere aos cuidados com a gestante, pré e pós parto.
O foco do evento foi a introdução do papel filtro para testagem dos exames do pré-natal preconizados pelo Ministério da Saúde. Um programa simples, relativamente barato, que não oferece nenhum risco e nem desconforto à gestante. Uma vez feita a coleta, o resultado do exame é entregue diretamente ao serviço básico, onde ela está sendo atendida, e lá mesmo as providências são tomadas com relação aos cuidados que se fizerem necessários à gestante.
Nos links acima, vocês terão maiores informações sobre o Programa de Proteção Gestacional.
O Instituto Vital Brazil, já realiza este tipo de testagem em vários Municípios do Rio de Janeiro, mas ainda não faz o teste para o HTLV, assim como em Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Alagoas e, recentemente, em Brasília.
Os resultados que foram apresentados por vários médicos, só comprovaram a eficácia do Programa.
A prevenção, ainda é o único “remédio para a cura”.
A Dra. Ida Shwartz (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), destacou a importância em diagnosticar a fenilcetonúria na gestação. Com uma dieta rigorosa e acompanhamento contínuo, a gestante terá uma um bebe saudável e sem sequelas. O mesmo acontece com relação a toxoplasmose e diabetes. A detecção na gestação reduz os danos para o bebe e para a gestante.
Em se falando sobre DSTs, é imprescindível que sejam pesquisadas logo nas primeiras semanas do pré-natal, e também no teste do pezinho.
A palestra do Dr. Jordi Martí (Dry Blood Spot Screening – DBSS – Barcelona/ES), foi sobre a sua experiência com a utilização do papel filtro, em um programa nos mesmos padrões do utilizado aqui no Brasil.
A minha participação no evento, enquanto representante da Vitamóre, foi para falar sobre a transmissão vertical do HTLV-1 e 2. Debati sobre o fato de ainda não ter, pelo menos no Rio de Janeiro, apoio para as gestantes que têm o resultado positivo para o HTLV. Falei sobre a necessidade em se ter apoio psicológico, orientação e um parto com os mesmos cuidados que as portadoras do HIV têm. Inclusive a distribuição da fórmula infantil e medicamento para inibir a lactação. Também falei sobre a luta do Dr. Professor Marcelo Moreno ( SEDIN-CES/UFCG – cidade de Cuité-PB), que trabalha com o mínimo de recursos, ou quase nenhum,  para quantificar o número de pessoas infectadas pelo HTLV. Sabemos que o Norte e Nordeste são endêmicos para o HTLV, mas não existe apoio por parte das autoridades da saúde pública, para que ações sejam implantadas. O Programa de Proteção Gestacional seria um ótimo começo. Teríamos no Prof. Marcelo Moreno um forte aliado. Segue o link para consulta: http://ces.ufcg.edu.br/portal/
O Congresso foi excelente!!  Embora o foco da Vitamóre seja o HTLV, existem muitas outras doenças, não sexualmente transmissíveis, mas que causam muitos danos as gestantes e seus bebes, se não tiverem a devida atenção durante o pré-natal. Cabe ao serviço de obstetrícia, atentar para os exames necessários e disponíveis, redobrando os cuidados as gestantes que apresentarem resultados não satisfatórios.
Ao final do Congresso, o Dr. Prof. Juan Fidel Bencomo Gómez, fez um discurso acalorado e emocionante sobre prevenção de transmissão vertical. Causa pela qual ele luta e trabalha incansavelmente.
Agradeço a todos da Comissão Organizadora do evento, pela oportunidade que foi dada a Vitamóre em participar de tão importante Congresso, em especial ao Dr. Marco Appolinário e Dr. Juan Fidel do Instituto Vital Brazil, ao Dr. Antonio Werneck (Presidente do Instituto Vital Brazil) e ao Dr. Carlos Augusto de Oliveira Botelho (APAE-Goiânia/Goiás e Presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Gestacional).
Forte abraço a todos!!
Sandra  do Valle


Contato com o Blog: htlv.pet.rs@gmail.com
Estamos no Facebook: htlv-rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário