sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

PROTEÇÃO GESTACIONAL - PARTE 3

Mais de 1 milhão de mulheres triadas pelos programas de proteção à gestante

O PEPG MS (Programa de Proteção à Gestante de Mato Grosso do Sul) foi desenvolvido em parceria com a SES/MS (Secretaria de Estado de Saúde) e a APAE de Campo através do IPED (Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da APAE de Campo Grande), bem como das Secretarias Municipais de Saúde.

O pioneirismo da iniciativa, a ampla cobertura, a praticidade para a operacionalização da metodologia de coleta em papel filtro e os resultados já alcançados colocaram o Estado de Mato Grosso do Sul na vanguarda das políticas públicas voltadas para a prevenção da transmissão vertical do HIV no Brasil. Inicialmente outros seis estados da Federação enviavam suas amostras para o IPED APAE realizar os exames, são eles: Goiás, Maranhão, Sergipe, Rondônia, Alagoas e Pará.As amostras são coletadas em papel filtro e encaminhadas ao laboratório da APAE de Campo Grande, que realiza 16 marcadores sorológicos de enfermidades durante o pré-natal, abrangendo 12 doenças. É dividido em duas fases, sendo a primeira em torno da oitava semana de gestação, quando são realizados 16 exames: anti-T. cruzi IgG, anti-Clamidia IgA, anti-CMV IgG e IgM, anti-HBc e HBsAg, anti-HCV, anti-HIV 1 e 2, anti-HTLV I/II, anti-rubéola IgG e IgM, anti-Toxoplasma gondii IgG e IgM, PKU, sífilis recombinante e TSH; na segunda fase, em torno da trigésima semana de gestação, são realizados três exames: anti-HIV 1 e 2, anti-Toxoplasma gondii IgM e sífilis recombinante.

Durante esses dez anos mais de um milhão de gestantes foram triadas pelos serviços dos estados de Goiás, Maranhão, Sergipe, Rondônia, Alagoas, Pará e Mato Grosso do Sul. Segundo o Centro de Processamento de Dados do IPED APAE até 2011 foram triadas em Mato Grosso do Sul 349.286 gestantes; Goiás 529.801; Maranhão 1.872; Sergipe 39.807; Rondônia 20.286; Alagoas 49.181 e Pará 13.375 gestantes.

Dentre as patologias, a maior infecção encontrada nos referidos estados, foi a Clamídia totalizando 23.305 casos, seguido da Sífilis com 16.239 notificações, Hepatite B somaram-se 14.468 e Toxoplasmose com 7.703 casos confirmados. Durante este período foram notificados 1.850 casos de HIV, 1.210 casos de HTLV e 690 confirmações de Citomegalovírus.
Fonte: www.ipedapae.org.br
Contato com o Blog: htlv.pet.rs@gmail.com - Facebook: htlv-rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário