terça-feira, 4 de dezembro de 2012

ABC DO HTLV

SERVIÇO DE SAÚDE PÚBLICA
INFORMAÇÃO E PREVENÇÃO AO VÍRUS HTLV

1-O que significa HTLV?
R- HTLV é uma sigla (do inglês Human T-cell lymphotropic vírus) usada para designar o Vírus Linfotrópico Humana para Células T.
2-O que é o HTLV?
R- O HTLV é um vírus, que parasita determinadas células do sistema imunológico humano denominadas linfócitos T. Existem basicamente dois tipos de HTLV, o HTLV-1 e o HTLV-2.Somente o HTLV-1 está cientificamente comprovado que causa doenças.
3-Qual a função das células atacadas pelo HTLV ( o linfócito T)?
R- Os linfócitos T são componentes das células brancas do sangue. São importantes para os mecanismos de defesa contra bactérias, fungos e vírus, além de desempenharem importante papel na destruição de células malignas que queiram se disseminar no nosso corpo. São, portanto, células que defendem o organismo de agressões internas e invasões externas.
4-Como se pega o HTLV?
R- 1-Recebendo transfusão de sangue contaminado pelo vírus;
     2-Compartilhando agulhas, seringas, ou objetos cortantes(lâminas de barbear, alicates,etc) que contenham sangue contaminado.
     3-Através da Amamentação com leite Materno de Mãe que seja infectada pelo vírus;
     4-Através de Qualquer Tipo de Relação Sexual Desprotegida, com pessoas infectada pelo vírus.
     5-Menos comum, mas com possibilidade pela Placenta, Cordão Umbilical ou Canal do Parto, com mãe infectada pelo vírus HTLV.
5-Quais as doenças mais comuns causadas pelo HTLV?
R- Mielopatia associada ao HTLV-1(Também conhecida como Paraparesia Espástica Tropical-PET):

° A medula espinhal é uma parte do sistema nervoso por onde passam os impulsos elétricos que saem e que chegam ao nosso cérebro. Pela medula passam todos os impulsos nervosos que movem os nossos músculos, controlam os movimentos intestinais e da bexiga urinária, fazem com que tenhamos sensibilidade ao tato, ao frio, e ao calor e a dor. Mielopatia é o nome que os médicos dão às doenças da medula espinhal.

° A mielopatia associada ao HTLV-1 é uma doença causada por uma inflamação na medula espinhal provocada pelas células T infectadas pelo HTLV-1. A infecção dos linfócitos T é que faz com que as células de defesa do nosso organismo passem a agir de forma errada: em vez de só atacar o vírus, elas passam também a atacar o tecido normal da medula espinhal. Como o vírus está escondido dentro da célula, ele fica protegido do ataque enquanto que o tecido da medula sofre uma inflamação progressiva, que faz com que os impulsos nervosos que trafegam por lá sejam conduzidos de forma mais lenta ou até mesmo bloqueados.
6-Quais os sintomas mais comuns, não são os únicos?
R- 1) Fraqueza nas Pernas (o termo técnico Paraparesia refere-se a esta fraqueza, que gera grande dificuldade ou impossibilidade de se manter em pé, necessiatndo sentar-se ou até mesmo deitar-se);
     2) Rigidez, endurecimento dos músculos das pernas( o termo técnico para isso é espasticidade, daí o nome Paraparesia Espástica). Em alguns casos este endurecimento pode levar o paciente a ter espasmos, câimbras e tremores(também conhecido pelo nome de clônus) nas pernas. Algumas pessoas queixam-se também de endurecimento e sensação de peso nas costas;
     3) Problemas para controlar a urina(urina solta ou presa, acordar várias vezes à noite para urinar, ter que “correr” para ir ao banheiro) e as fezes ( Prisão de Ventre);
     4) Pele, boca e olhos muitos secos;
     5) Dormências e Formigamentos, sensação de queimação nos pés ou nas pernas;
     6) Dores nas articulações(joelhos, tornozelos principalmente).
     7) Dificuldades de marcha ou deambulação(caminhar com apoio de muletas, bengalas, andadores ou cadeiras de rodas,etc).
7-Quais os sintomas mais comuns causados pela Leucemia/Linfoma de Células T do adulto?
R- É importante lembrar que existem várias formas de leucemia/linfoma de células T do adulto, desde das as mais brandas as mais graves.
      1) Lesões de Pele(Vermelhão excessiva, placas avermelhadas, descamação, coceira, tumorações);
      2) Aumento dos glânglios do pescoço, das axilas, das virilhas(ínguas);
      3) Barriga inchada(por acúmulo de líquidos, aumento do baço e do fígado);
      4) Anemia, febre persistente e pneumonias de repetição.
8-Para quais grupos de pessoas é aconselhável realizar o teste de sorpositividade ao vírus HTLV-1 e HTLV-2?
R- Todos os grupos de pessoas de qualquer classe social, raça, religião e sexual nascidas da data de hoje para trás, devem ou deveriam realizar a testagem, pois somente os bancos de sangue estão obrigados( a partir de 1993) a realizar a triagem em seus doadores e os demais meios de transmissão ainda hoje não receberam a devida atenção das autoridades públicas, com exceção da via sexual. Como muitas pessoas são portadoras do vírus HTLV que foi descoberto antes do HIV e nehuma política pública foi desenvolvida e implantada nesses anos todos, então não se sabe exatamente quantas pessoas são portadoras, os números são estimados e a testagem não se tornou norma obrigatória pelo Ministério da Saúde, o vírus está se espalhando rapidamente tornando o Brasil o único  país endêmico segundo a classe médico/cientifica.
9-Quais as especialidades médicas que são responsáveis pela prevenção ao Vírus HTLV?
R- Na verdade todos as especialidades são responsáveis pela prevenção, pois o vírus HTLV pode atingir direta ou indiretamente todo o organismo.
10-Quais as especialidades médicas que normalmente “tratam” da infecção ao Vírus HTLV?
R- A) Neurologista
    B) Infectologista
    C) Hematologista
11-Os profissionais da saúde estão capacitados e preparados para atenderem os portadores do Vírus HTLV?
R- Não, médicos, enfermeiros, técnicos enfermagem na sua maioria desconhecem a infecção pelo vírus HTLV, que muitas vezes é confundido com o HIV, fora isso, muitos acreditam que a contaminação ao vírus HTLV é rara ou incomum e que é doença exclusivamente de pobres, negros, índios e de mulheres, por isso que o Brasil se tornou endêmico.
12-O Sistema Único de Saúde(SUS) realiza o testes e exames confirmatórios ao vírus HTLV?
R- Sim, São os mesmos exames realizados para diagnosticar o vírus HIV, lembrando que não existe teste rápido para o Vírus HTLV e para cada teste de soropositividade ao Vírus HTLV ou HIV as amostras de sangue devem ser especificas.
13-Como me prevenir da contaminação ao vírus HTLV?
R- Agindo e utilizando meios de proteção de acordo com os itens da pergunta nº 4. Caso planeje ter filhos solicite o teste ao seu médico e exija que seu companheiro(a) também o faça, independente de já terem filhos, lembre-se o teste ao vírus HTLV não faz parte dos exames obrigatorios de rotina da mulher, homem e criança. Releia a pergunta e resposta nº 8 e 11.
FONTES: Fundação Oswaldo Cruz(RJ)-GIPH(Hemominas) e Cadernos Hemominas Vol XV 5º edição atualizada e aumentada, 2010. Organizadora: Anna Barbara de Freitas Carneiro Proietti(HTLV).

Contato com Blog: htlv.pet.rs@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário