terça-feira, 4 de setembro de 2012

RELATO DE UMA MÃE COM HTLV

(Leitora) Mãe com HTLV
O relato de hoje é de uma gestante que me mandou e-mail pedindo mais informações sobre a doença HTLV que já escrevi aqui no blog (se você não leu, www.vidadegestante.com.br) e saiba mais sobre ela). Achei super interessante publicar a experiência dela para que outras mães fiquem atentas e possam também identificar, caso tenham a doença e não saibam!

Nasci em 23 de setembro de 1987, em Salvador-BA. Primeira filha de um casamento de apenas 1 ano. Aos 3 anos de idade nos mudamos para Curitiba aonde moro até hoje, minha infância foi bem tranquila sempre acompanhada de perto pela minha mãe que foi sempre muito atenta e sábia na maioria das vezes, de  9 para 10 anos comecei a ter quedas frequentes em que na maioria das vezes resultavam em machucados no rosto(tenho cicatrizes até hoje), fui levada a diversas especialidades médicas, e os exames não apontavam nada de diferente, mas visualmente comecei a ter um leve declínio de uma perna sobre a outra, fazendo com que quando eu caminho as duas se “enroscam” levando a queda.
Por não ter plano de saúde nessa época minha investigação foi toda pelo SUS, passaram- se 10 anos e nenhum diagnóstico foi dado, aos 20 comecei a trabalhar em um plano de saúde, aonde ficou mais viável a minha busca por uma resposta, fiz diversos exames e passei por diversas especialidades até chegar ao diagnóstico de paraparesia esplástica tropical, doença causada pelo vírus HTLV tipo II  no meu caso passada pela amamentação (fui amamentada durante 2 anos apenas com leite materno da minha mãe).
Saber o que eu tinha foi uma vitória, pois apesar de não ter cura tem tratamento que consiste basicamente em fisioterapia neurológica, no meu caso, 2 anos depois entrei  em depressão profunda e ao mesmo tempo perdi os comandos das pernas, fui parar em uma cadeira de rodas por uns 4 meses, mas graças a Deus e a dedicação e apoio dos meus pais que mesmo separados se uniram nesse objetivo, voltei a andar com muitas sessões de fisioterapia, ano passado retomando minha vida acabei engravidando sem planejamento, passado o susto fui procurar mais informações sobre o HTLV e felizmente achei o blog Vida de Gestante que me esclareceu muita coisa.
Também conto com um pré-natal feito pelo Sus que aqui aonde eu moro chame-se “mãe curitibana “sou atendida no hospital de clinicas aonde eu já me consultava na neurologia, foi lá que o medico me informou que não poderei amamentar o que foi um grande sofrimento pois eu sei da importância e o elo que se cria entre mãe e filho, porém se posso evitar o sofrimento futuro de minha filha valerá a pena, mas fora essa restrição não tenho com o que me preocupar, minha gestação está sendo ótima, sem enjoos, nem dores, graças a Deus, não engordei muito apenas 4 quilos e a fase mais difícil esta sendo agora mais pela ansiedade do ultimo mês do que por qualquer  outra coisa.
A minha intenção com esse relato não é apavorar nenhuma mãe, mas informação nunca é demais ainda mais quando se trata dos nossos pequenos, infelizmente o exame para detectar o vírus ainda não faz parte do pré-natal, somente os bancos de sangue o fazem desde 1993, mas se por algum motivo alguém tiver a desconfiança que possua o vírus deve conversar com o medico para fazer exames. Não sei em outras cidades mas aqui em Curitiba eu vou receber a formula (leite artificial) durante o tempo que for necessário por se tratar de uma doença infectocontagiosa e  logo depois do nascimento ela recebera leite materno do banco de leite, pois é necessário para realizar o teste do pezinho, dai a importância da doação de leite para aquelas mães que o tem de sobra .Deixo aqui o meu agradecimento em especial para a Mah que foi muito solicita e disponível, a todas as mamãezinhas que acompanham esse blog muita saúde e felicidade para seus pequenos que Deus os proteja.
Grande beijo
Fernanda 
Relato Extraído do site: www.vidadegestante.com.br
Data da Publicação no site Vida de Gestante: 10/04/2012
Contatos com Equipe HTLV-RS: htlv.pet.rs@gmail.com
Associado a Vitamore: www.vitamore.com.br

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ter conhecimento Para ficar informada

    ResponderExcluir
  3. Eu também tem tenho 27 anos ,moro rio novo do sul ,e dar dando incide dessa doença ruim

    ResponderExcluir