quinta-feira, 4 de outubro de 2012

OUTUBRO ROSA

FALA PORTO ALEGRE 156 - PREFEITURA MUNICIPAL.
 
Informativo de sua solicitação
 
Protocolo 220317-11-25 em   12/12/2011 14:45:32
Requerente:  Carlos Soares
Serviço solicitado:  Informações ASSEPLA
Endereço da solicitação:   R .....,  - Bairro: JARDIM CARVALHO - CEP: 9....-...
Descrição do serviço solicitado:  
Por que o exame de virologia para o vírus HTLV, não é colocado como obrigatório nos programas de saúde da mulher (Pré- Natal, Gestação e Amamentação) e homem para fins de prevenção, pois o mesmo só aparece junto a programas de prevenção de DSTs.
 
Informação atual
 
Data: 28/09/2012 10:27:29
Setor: SMS - Ouvidoria
Informação:
A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre informa que conforme a Assessoria de Planejamento setor de DST/AIDS esclarecemos que recebemos sua demanda e encaminhamos a duas áreas técnicas de nossa secretaria municipal de saúde, a área técnica de DST/AIDS e Hepatites Virais e da Saúde da Mulher.
Segundo os técnicos responsáveis, ainda não existe norma técnica do Ministério da Saúde que indique o rastreamento do HTLV na gestação. Recentemente encaminhamos solicitação de informações acerca do procedimento de solicitação de virologia HTLV no pré natal como rotina ao Ministério da Saúde. Estamos no aguardo de retorno. De qualquer forma, ao revisarmos a literatura, não encontramos orientações no sentido de solicitar a testagem a todas as mulheres gestantes. Agradecemos seu contato e interesse em construir uma saúde publica universal e de qualidade.
A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde gostaria de também pedir desculpas pela demora no retorno desta Ouvidoria. Estamos tomando providências enérgicas para sanar este problema.
Agradecemos sua manifestação,
Ouvidoria da SMS de Porto Alegre.

Acesse a Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde através dos seguintes canais:
Telefone: 156 - Diariamente das 7 às 23 horas
Site: www.portoalegre.rs.gov.br/sms
Pessoalmente: Av João Pessoa, 325 - Térreo (Segunda á sexta (das 8 as 12 e das 14 as 18)
Carta : Av João Pessoa, 325 - Cidade Baixa - Porto Alegre / RS CEP: 90040 - 000
Direcionado à Ouvidoria
 
 
Vamos aos comentários:
1-Levaram quase um ano para responderem, pelo visto estavam pesquisando e estudando sobre o vírus HTLV.
2-Os tecnicos estão esperando uma norma tecnica do Ministerio da Saúde para efetuarem o rastreamento, eles desconhecem os programas de prevenção ao vírus HTLV nos Estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, esses estados não se omitiram e não ficaram esperando a tal norma do MS, constataram a necessidade até por que no Brasil a situação do vírus HTLV é endemica e pior de tudo nem citaram o ambulatorio de atendimento aos pacientes com HTLV no Posto  de Saúde da Vila Cruzeiro.
3- A literartura diz que não é necessario tal rastreamento, eles devem ter consultado as publicações de 10 anos atrás, pois se tivessem pesquisado no: Caderno Hemominas Volume XV 5º edição atualizada e aumentada/2010 saberiam que é recomendavel tal rastreamento.
4-Como um sinal claro de descaso ou de desconhecimento, transferiram a responsabilidade para o Ministerio da Saúde, que por sua vez deverá responder o seguinte: Segundo orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) não é necessário tal rastreamento devido a baixa contaminação, é claro que OMS vai dizer ou recomendar isso, pois só no Brasil o vírus HTLV é endemico e negligenciado, na Europa e EUA a taxa de infecção é menor que 1%, cabe ao Brasil combater, prevenir e pesquisar e não uma esfera de governo ficar empurrando uma para outra, afinal a propria constituição diz que a saúde é um dever da União, Estados e Municipios.

OBS:´Para nós portadores do vírus HTLV o mês de OUTUBRO É ROXO, como os demais meses.
Informações: www.vitamore.com.br
Contato E-mail: htlv.pet.rs@gmail.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário