sábado, 17 de dezembro de 2016

INCLUSÃO DA TESTAGEM PARA O HTLV NO PRÉ-NATAL JÁ !!!!!



1- O QUE SIGNIFICA HTLV?

Trata-se de uma sigla que em inglês significa Vírus Linfotrópico de células T Humanas (Human T cell Lymphotropic Virus).

2- O VÍRUS HTLV E O HIV SÃO A MESMA COISA?

NÃO. O HTLV não leva à AIDS, nem o vírus HTLV se transforma em HIV. São vírus diferentes que têm, entretanto, dois aspectos em comum:

2.1- Pertencem à uma família de vírus chamada  “RETROVÍRUS”;

2.2- Têm a mesma forma de contágio;

Antigamente o vírus HIV era chamado de HTLV-3 pelo fato de ter sido o terceiro retrovírus descoberto, o que gera certa confusão entre os dois vírus.

3- O QUE É SOROPOSITIVIDADE PARA O HTLV?

Soropositividade para o HTLV é o termo utilizado para indicar a presença de anticorpos contra o HTLV no sangue examinado. Existem várias técnicas laboratoriais (ELISA, PCR, Western Blot) para detecção desses anticorpos, com diferentes graus de sensibilidade para o vírus. No entanto, uma pessoa só deve ser considerada soropositiva para o HTLV, se tiver, um teste confirmatório “positivo”, todas essas técnicas estão disponíveis no SUS.

4- COMO SE CONTRAI E SE TRANSMITE O HTLV?

A - através de relação sexual com pessoas contaminadas pelo vírus, sem uso de camisinhas;

B - Utilizando seringas e ou agulhas com sangue contaminado;

C-  Finalmente, uma mulher grávida infectada poderá contaminar o seu bebê durante a gestação pelo canal do parto e, especialmente, no período do ALEITAMENTO MATERNO.

5- A TESTAGEM PARA O VÍRUS HTLV FAZ PARTE DOS EXAMES OBRIGATÓRIOS DO PRÉ-NATAL?

NÃO. A solicitação de testagem fica a critério do profissional de saúde e ou da exigência da paciente.

6- QUAIS AS DOENÇAS CAUSADAS PELO HTLV?

O HTLV-1  provoca algum tipo de doença em cerca de 10% das pessoas infectadas, ou seja, de cada 100 pessoas infectadas pelo vírus,  10 adoecem. Os demais permanecerão assintomáticos (sem qualquer sinal de doença) pelo resto das suas vidas só vindo a descobrir que têm o vírus se forem, por exemplo, doando sangue. Apesar dessas pessoas serem assintomáticas elas podem infectar outras pessoas (pela amamentação, pela relação sexual sem o uso de camisinha e ou uso de objetos cortantes/perfurantes com sangue contaminado), daí a importância de se saber quem tem o vírus, independentemente de ter algum sintoma ou não. As doenças que podem surgir nesse  grupo de portadores são:

6.1- Mielopatia associada ao HTLV-1 (também conhecida como Paraparesia Espástica Tropical associada ao HTLV-1):

Mielopatia é o nome que os médicos dão às doenças da medula espinhal. A medula espinhal é uma parte do sistema nervoso por onde trafegam os impulsos elétricos que saem e que chegam ao nosso cérebro.

Pela medula passam todos os impulsos nervosos que movem os nossos músculos, controlam os movimentos intestinais e da bexiga urinária, fazem com que tenhamos sensibilidade ao tato, ao frio e ao calor e à dor.

A mielopatia associada ao HTLV-1 é uma doença causada por uma inflamação na medula espinhal provocada pelas células infectadas pelo HTLV-1.

 Os sintomas mais comuns, mas não são os únicos da mielopatia associada ao HTLV-1 são:

6.1.1- Fraqueza nas pernas (o termo técnico paraparesia refere-se a esta fraqueza).

6.1.2- Rigidez, endurecimento dos músculos das pernas ( o termo para isso é espasticidade, daí o nome paraparesia espástica). Em alguns casos este endurecimento pode levar o paciente a ter espasmos, câimbras e tremores (também conhecidos pelo nome de clônus) nas pernas. Algumas pessoas queixam-se também de endurecimento e sensação de peso nas costas.

6.1.3- Incontinência Urinaria ( correr para ir ao banheiro durante o dia e ou noite). Infecção Urinária e ou Prisão de Ventre;

6.1.4- Pele muito seca, boca e olhos secos;

6.1.5- Dormências, formigamentos, sensação de queimação nos pés ou nas pernas;

6.1.6- Disfunção Erétil ou Falta de Libido;

6.1.7- Dor nas Articulações ( Lombar, joelhos e ou tornozelos).

6.2  Leucemia / Linfoma de células T do adulto

Alguns poucos indivíduos infectados pelo HTLV-1 apresentam uma predisposição genética específica para desenvolver uma doença onde as células infectadas pelo vírus começam a se proliferar desordenadamente. É importante que se diga que existem várias formas de leucemia/linfoma de células T adulto, desde formas brandas – quase sem sintomas – até formas mais graves. Aparentemente quem tem a Mielopatia não terá a leucemia, ou seja, as duas doenças não acontecem ao mesmo tempo num mesmo indivíduo.

Os sintomas mais comuns, mas não são os únicos dessa doença são:

A) Lesões da pele (vermelhidão excessiva, placas avermelhadas, descamação, coceira, tumorações).

B) Aumento dos gânglios do pescoço, das axilas, das virilhas (ínguas).

C) Barriga inchada (por acúmulo de líquidos, aumento do baço e do fígado).

D) Anemia, febre persistente e pneumonias de repetição.

7- EXISTE TRATAMENTO PARA O HTLV?

No atual estágio da ciência ainda não se descobriu um remédio que elimine definitivamente o HTLV do organismo humano, uma vez infectado sempre infectado, no entanto, todas as doenças causadas pelo vírus têm tratamento. Isso significa que uma pessoa infectada deverá sempre procurar auxílio médico especializado para ser examinada. Isso possibilitará a detecção precoce de qualquer sinal de doença. É importante que se diga que, quanto mais cedo se tratam as doenças causadas pelo HTLV, maiores as possibilidades de que o tratamento seja eficaz.

Deste modo, embora ainda não curáveis as doenças associadas ao HTLV são TRATÁVEIS (Corticóides, Fisioterapia, AZT, Interferon, Quimioterapia, etc). O sucesso do tratamento dependerá de vários fatores, dentre os quais destacam-se dois:

7.1 Precocidade no diagnóstico.

7.2 Persistência do paciente em seguir as orientações médicas.

Assim, da mesma forma que a diabetes e hipertensão arterial, que são doenças que exigem um tratamento constante  e a longo prazo, o mesmo se aplica às mielopatias associadas ao HTLV-1 e às leucemias/linfomas provocadas pelo vírus.

8- QUAIS SÃO AS OUTRAS DOENÇAS QUE PODEM ESTAR RELACIONADAS AO HTLV?

Normalmente são doenças de característica autoimune, mas não como agente causador, mas sim como agente ativador, são elas por exemplo: Artropatia Associada ao HTLV (APAH), Artrite Reumatóide (AR), Síndrome de Sjögren (SS), Lúpus Eritematoso (LES), Polimiosite, Dermatite Infecciosa (DI), Dermatite Seborréica (DS), Dermatite Atópica (DA), Ictiose Adquirida, Escabiose, Escabiose Crostosa (EC), Dermatofitoses, Xerose.

9- O QUE UMA PESSOA INFECTADA PELO HTLV DEVE FAZER?

Deve fazer consultas periodicamente, para monitorar o aparecimento dos sintomas descritos anteriormente. Esse acompanhamento poderá ser feito na rede básica de saúde.

BIBLIOGRAFIA



Fonte 3:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_de_manejo_clinico_do_paciente_com_HTLV.pdf

Fonte 4: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962008000500002

Contato: Carlos Soares - 51 999.76.24.83 ou Email: htlv.pet.rs@gmail.com - www.vitamore.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário