quinta-feira, 26 de julho de 2012

CREMERJ X DOULAS

Analisando a questão da proibição pelo CREMERJ de médicos em partos domiciliares e na assistência perinatal que não seja realizada em maternidades e de pessoas não habilitadas ou de profissões não reconhecidas na área da saúde, acreditando que esta medida é uma Retaliação em conseguência da entrevista do Dr Jorge Kuhn concedeu ao programa Fantastico da Rede Globo, do que preocupação com as justificativas e motivos que geraram as resoluções 265 e 266 do referido conselho.
Esta resolução é arbitraria, mas pelo menos trouxe algo de bom para a saúde das mulheres e bebês, pois assim indiretamente fica prevenido a contaminação pelo vírus HTLV via vertical pelos meios de Cordão Umbilical, Canal do Parto e Placenta, alguns obstetras até solicitam este exame, mas não é algo padrão e a maioria desconhece o vírus HTLV e as doulas nem se fala.
Tem algo que não entendo, as doulas dizem que o parto humanizado e a presença das mesmas junto as futuras mamães traz mais tranquilidade, paz, confiança, harmonia e saúde tanto para mãe como para o bebê, então por que as mesmas relutam tanto em informar, esclarecer, prevenir e solicitar o teste para soropositividade ao vírus HTLV as suas pacientes/clientes. No Brasil não sabemos onde estão os tais 5% por cento dos possíveis contemplados com o desenvolvimento dos sintomas (PET) e muitos menos os 95% que dizem não ter nenhuma chance de desenvolver qualquer sintoma, eu também achava que estava dentro dos 95% e no final das contas estava dentro dos 5%.

Contatos pelo E-mail: htlv.pet.rs@gmail.com

2 comentários:

  1. O Sr. está muito desinformado sobre o trabalho da Doula. A Doula não faz nenhum travalho que envolva questões médicas e de enfermagem, ela não tem este tipo de formação. A Doula dá suporte físico e psicológico para a mulher em trabalho de parto (massagens, apoio para trocar de roupa e de posição, oferece água, alimentos, etc). Vá se informar antes de emitir uma opinião. Seus comentários em relação a Doula estão ERRADOS, chegam a ser ridiculos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1-O que a doula faz?
      Antes do parto a ela orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.

      2-Durante o parto a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Ela explica os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares e atenua a eventual frieza da equipe de atendimento num dos momentos mais vulneráveis de sua vida. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc..

      3-Após o parto ela faz visitas à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.

      4-A doula e o pai ou acompanhante
      A doula não substitui o pai (ou o acompanhante escolhido pela mulher) durante o trabalho de parto, muito pelo contrário. O pai muitas vezes não sabe bem como se comportar naquele momento. Não sabe exatamente o que está acontecendo, preocupa-se com a mulher, acaba esquecendo de si próprio. Não sabe necessariamente que tipo de carinho ou massagem a mulher está precisando nessa ou naquela fase do trabalho de parto.

      Eventualmente o pai sente-se embaraçado ao demonstrar suas emoções, com medo que isso atrapalhe sua companheira. A doula vai ajudá-lo a confortar a mulher, vai mostrar os melhores pontos de massagem, vai sugerir formas de prestar apoio à mulher na hora da expulsão, já que muitas posições ficam mais confortáveis se houver um suporte físico.

      5-O que a doula não faz?
      A doula não executa qualquer procedimento médico, não faz exames, não cuida da saúde do recém-nascido. Ela não substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto. Também não é sua função discutir procedimentos com a equipe ou questionar decisões.

      Vantagens

      As pesquisas têm mostrado que a atuação da doula no parto pode:

      diminuir em 50% as taxas de cesárea
      diminuir em 20% a duração do trabalho de parto
      diminuir em 60% os pedidos de anestesia
      diminuir em 40% o uso da oxitocina
      diminuir em 40% o uso de forceps.
      Embora esses números refiram-se a pesquisas no exterior, é muito provável que os números aqui sejam tão favoráveis quanto os acima mostrados.

      Fonte: Ana Cris Duarte - www.doulas.com.br

      Excluir